As regulações, na Ergonomia, são os atitudes ou estratégias realizadas com a finalidade de manter o equilíbrio das funções físicas, cognitivas e organizacionais.
As pausas, naturalmente não são o único procedimento de regulação, aliás, dentro do processo de trabalho as regulações são inúmeras.
Do ponto de vista físico e cognitivo, podemos dizer que o grande fator de regulação esteja no fato de permitir ao trabalhador o alargamento de suas funções, ou seja, a variabilidade do modo operatório. Desta forma, o operador pode modificar gestos, posturas, cadência, etc, a fim de manter o bom funcionamento de “seu sistema”.
Ao avaliar uma atividade de trabalho, se pergunte quais as estratégias o trabalhador lança mão a fim de manter o equilíbrio mental, físico e também organizacional. Você verá pausas, variações de gestos, socializações entre trabalhadores, comunicações despretensiosas, dentre outros, tudo isso com intuito de que o sistema sociotécnico esteja equilibrado e operando, cumprindo com o seu objetivo.